Os seus clientes são os ativos mais valiosos da sua empresa. Portanto, o bom relacionamento com eles é fundamental para o sucesso de seu negócio.
Uma regra bem conhecida diz que é melhor e mais barato manter um cliente existente do que criar um novo. Se você for capaz de desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes, eles certamente voltarão. Por outro lado, clientes insatisfeitos mudam para concorrentes e nunca mais voltam.
Portanto, você jamais deve tentar maximizar os lucros de sua empresa em detrimento da satisfação dos clientse. Pelo contrário, procure construir relacionamentos positivos e amigáveis, que sejam benéficos para ambos os lados.
Neste artigo, você encontrará dicas que poderão ajudá-lo a garantir que os seus clientes estejam sempre satisfeitos e criem uma relação de fidelidade com a sua empresa.
1. Conheça bem o seu consumidor
Procure definir quem é o público-alvo de sua empresa e entender quais são os valores que ele valoriza, bem como as dores, dúvidas, receios e problemas que enfrenta no dia a dia. Desse modo, você poderá ajudar os seus clientes a vencer desafios e terá mais recursos para fidelizá-los.
Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil de criar um vínculo mais pessoal com os seus clientes e torná-los mais próximos de sua empresa. Quanto mais positiva for a imagem que a sua marca evoca, maiores serão as probabilidades de que eles venham a fazer negócios com a sua empresa novamente.
2. Colete dados sobre os clientes
Coletar dados sobre os seus clientes pode ajudar você a entender melhor as necessidades deles e a oferecer produtos e serviços capazes de sanar as suas dores e problemas. Esses dados podem ser sobre características sociais e demográficas, preferências e padrões de consumo, dados pessoais e familiares, datas comemorativas, entre outros. Além disso, essas informações também podem servir para criar estratégias de marketing eficientes.
Para melhores resultados, você deve aproveitar ao máximo as suas ferramentas de CRM – do inglês, Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa plataforma armazena informações atuais e potenciais de clientes, como nome, endereço, número de telefone, entre outras. Além disso, ela registra os contatos dos leads com a sua empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.
Com esses dados, você terá uma visão detalhada do histórico de contatos e compras dos clientes,assim como de suas preferências e padrões de comportamento. Mas lembre-se de sempre tratar os seus clientes como pessoas, e não simples números ou dados estatísticos.
3. Capriche no atendimento ao cliente
A qualidade geral de uma empresa depende, em grande parte, da qualidade do atendimento que ela presta ao cliente. Portanto, você deve investir tempo e esforço suficientes para criar uma experiência de primeira classe para o seu público.
O atendimento deve ser sempre capaz de responder rapidamente às solicitações dos clientes, para mostrar o quanto eles são importantes para a sua empresa. Afinal, quando as pessoas ficam esperando por muito tempo, elas tendem a pensar que você não se importa com elas. Por isso, tente responder às solicitações o mais rapidamente possível. E se você não puder lidar com o problema imediatamente, pelo menos explique a situação para o cliente e mostre que você entende a situação dele e está tentando resolvê-la.
Além da rapidez, educação e cordialidade são fundamentais. Independentemente do humor do cliente, trate-o sempre com respeito. Evite também erros triviais que destroem a experiência positiva do cliente, como o uso de respostas automáticas que não resolvem coisa alguma, e podem até piorar a situação.
Outro cuidado importante é que os seus colaboradores estejam bem informados sobre os produtos e serviços que você oferece. Além disso, eles devem ter acesso ao histórico de comunicações de sua empresa com cada cliente, para dar continuidade aos atendimentos anteriores.
4. Diversifique os canais de comunicação
Para se tornar mais acessível, a sua empresa deve usar vários canais de comunicação, como chats ao vivo, e-mails e telefones. Além disso, você deve se certificar de que os atendentes disponíveis são suficientes para dar conta das demandas mesmo durante os horários de pico.
Você pode receber esse feedback enviando um e-mail de pesquisa ou pedindo sugestões aos seus clientes na seção de comentários em sua próxima postagem no Facebook. Além disso, sites de mídia social, como Instagram, Twitter, LinkedIn e Facebook, também podem ajudar a alcançar os seus clientes, construir relacionamentos de confiança com eles e até mesmo a responder a consultas de suporte.
Lembre-se também de fornecer espaço para feedback em suas postagens e aprenda a aceitar críticas. Ouvir os seus clientes possibilita que você aprenda com os seus erros e descubra o que pode fazer para melhorar o atendimento. Esse diálogo permitirá que você tenha uma noção de como as pessoas estão interagindo com o seu produto e se estão gostando ou não do que você oferece.
5. Utilize o e-mail e as redes sociais para manter o contato
Manter contato com os seus clientes garante que eles não se esqueçam de sua empresa. Para manter essa linha de comunicação aberta, você pode enviar para a sua lista de contatos atualizações regulares com conteúdos relacionados aos seus produtos e serviços.
O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing simples, eficaz e acessível, que ajuda a fortalecer os relacionamentos já existentes. Por exemplo, você pode enviar periodicamente para os céus contatos um boletim informativo com ofertas especiais, informações úteis ou dicas.
6. Invista em promoções e descontos
Estratégias como oferecer descontos nos preços, frete grátis ou melhores condições de pagamento contribuem para chamar a atenção dos clientes e criar um relacionamento mais consistente com eles. Pesquisa da ComScore aponta que o frete grátis continua a determinar as decisões de compra de 84% dos brasileiros.
A rapidez na entrega é outro diferencial importante para os clientes. Por outro lado, atrasos podem gerar reclamações e prejudicar a imagem da empresa. Por isso, é importante que você sempre informe claramente os prazos de entrega disponíveis, para que os clientes se sintam mais seguros e satisfeitos com a sua compra.
7. Lembre-se do feedback pós-venda
Os clientes se sentem especiais quando percebem que as empresas se preocupam com eles e oferecem assistência no pós-venda. Por isso, o contato com o cliente jamais pode acabar com a conclusão da venda.
O suporte ao cliente pode ser feito tanto para assegurar a satisfação dele com o produto ou serviço, quanto para informá-lo sobre as novidades da empresa. Esse retorno é fundamental para que as empresas possam aprimorar o seu atendimento pós-venda, aumentando assim as chances de fidelização.
Como podemos ajudar a sua empresa
Para melhorar o relacionamento e garantir a fidelização dos clientes, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada em vendas. Empresas como a moov estão aptas a cuidar de toda a área comercial de sua empresa, da maneira mais consistente e profissional possível, de modo a gerar mais valor e garantir melhores resultados.
O nosso diferencial é que nós vendemos o conceito, e não o produto. Desse modo, agregamos muito mais valor ao negócio dos clientes. Essa abordagem vale tanto para a venda de um saquinho de pipoca ou para a construção de um shopping Center. Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse aqui.