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Young startups business meeting to discuss the situation on the marketing in the meeting room. Business teamwork meeting concept.

Por que fazer uma análise SWOT?

A Análise de SWOT é um sistema simples de análise que visa verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação.

Por meio desse modelo, você consegue entender os pontos positivos, negativos e o que pode ser melhorado para alcançar o sucesso da empresa. Devido à sua simplicidade metodológica, essa abordagem pode ser utilizada para qualquer cenário ou ambiente, desde o planejamento das estratégias de marketing até a gestão dos investimentos nas empresas.

Neste artigo, vamos explicar o que é a análise SWOT, como funciona esse método e qual é a importância dele para compreender a situação atual de uma empresa.

Entenda o conceito de análise SWOT

A estrutura da análise SWOT é creditada ao consultor de negócios norte-americano Albert Humphrey, que testou essa abordagem para negócios nas décadas de 1960 e 1970 no Stanford Research Institute.

A análise SWOT foi originalmente desenvolvida com base em dados de empresas da Fortune 500, lista das maiores corporações dos Estados Unidos por receita. Esse modelo passou então a ser adotado por empresas de todos os tipos para a tomada de decisões de negócios.

Em inglês, SWOT é uma sigla para “Strenghts”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”.  Na tradução literal para o português, esses termos significam, respectivamente, “Pontos fortes”, “Fraquezas”, “Oportunidades” e “Ameaças”.

O objetivo principal da análise SWOT é aumentar a conscientização das empresas sobre os fatores que influenciam a tomada de uma decisão de negócios ou o estabelecimento de uma estratégia de negócios.

A análise SWOT é frequentemente usada no início ou como parte de um processo de planejamento estratégico mais amplo. Ela é considerada um suporte poderoso para a tomada de decisões porque permite que uma organização descubra oportunidades de sucesso que antes não eram levadas em consideração. Além disso, essa avaliação chama a atenção para as ameaças antes que elas se tornem excessivamente onerosas.

A análise SWOT também pode identificar um nicho de mercado no qual uma empresa tem uma vantagem competitiva. Além disso, ela pode ajudar os profissionais a traçarem um plano de carreira que maximize os seus pontos fortes, assim como alertá-los sobre ameaças que podem impedi-los de alcançar as suas metas.

Em resumo, essa análise ajuda na avaliação e na compreensão da situação atual de uma determinada empresa e de seus profissionais. Desse modo, ela ajuda na criação de um plano de ação, para garantir que decisões melhores sejam tomadas e que todos estão seguindo no caminho certo.

Como desenvolver uma análise SWOT em sua empresa

Uma análise SWOT geralmente exige que os tomadores de decisão especifiquem primeiro o objetivo que esperam alcançar para o negócio. A partir daí, eles devem fazer uma lista dos pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades e ameaças para a sua empresa.

Uma matriz SWOT geralmente é usada para organizar os itens identificados em cada um dos quatro elementos dessa análise. A matriz é geralmente um quadrado dividido em quatro quadrantes, com cada um deles representando um dos elementos específicos. Os tomadores de decisão identificam e listam pontos fortes específicos no primeiro quadrante, pontos fracos no próximo, depois oportunidades e, por último, ameaças.

Esse tipo de análise é mais eficaz quando usado para reconhecer e incluir pragmaticamente problemas e preocupações de negócios. Consequentemente, o SWOT geralmente envolve uma equipe multifuncional diversificada, capaz de compartilhar pensamentos e ideias livremente. Para isso, as equipes mais eficazes devem utilizar experiências e dados reais – como números de receita ou custo.

Matriz da análise SWOT

Pontos fortes

O que a sua empresa faz melhor do que sua concorrência?

Fraquezas

O que a sua empresa precisa melhorar?

Oportunidades

Quais tendências de mercado podem levar ao aumento das vendas?

Ameaças

Quais são as vantagens que os concorrentes têm em relação à sua empresa?

Veja um exemplo de uma análise SWOT

Para ajudar você a ter uma noção mais exata de como realmente é feita uma análise SWOT, vamos dar um exemplo de uma análise feita para uma lanchonete especializada em sanduíches naturais. Eles vendem sanduíches montados na hora pelo próprio cliente, além de uma variedade de saladas e bebidas frescas.

A empresa planeja abrir a sua primeira unidade e está muito focada no desenvolvimento de um modelo de negócios que facilite a expansão rápida e abra a possibilidade de franquia. Veja como pode ser a análise SWOT dela:

Pontos fortes

Localização: Nossa primeira loja no centro da cidade atrairá visitantes e compradores de toda a região.

Singularidade: Destacamo-nos como uma alternativa única ao fast food e oferecemos consistentemente alimentos de alta qualidade, em um ambiente diferenciado.

Gestão forte: Montamos uma equipe que abrange diferentes disciplinas com expertise em todas as áreas do negócio.

Fraquezas

Falta de capital: Todos os fundos da empresa virão de empréstimos e investidores.

Falta de reputação: Ainda não nos estabelecemos como um fornecedor de sanduíches naturais reconhecido no mercado.

Oportunidades

Crescimento da área: Nossa cidade está crescendo 8,5% anualmente.

Famílias trabalhadoras com crianças: Esse público cresce rapidamente, tanto em número quanto na preferência por alimentos saudáveis. As famílias que trabalham fora têm menos tempo para preparar uma refeição.

Ameaças

Concorrência: Um concorrente vende sanduíches naturais semelhantes e tem clientes fiéis, além de um relacionamento com empresas que compram regularmente dele.

Estar despreparado para os números de abertura: o serviço inicial ruim ou a qualidade do produto pode desencorajar os clientes a retornar.

Da análise ao desenvolvimento de um plano de ação

Uma vez identificados os fatores SWOT, os tomadores de decisão podem avaliar se vale a pena perseguir uma iniciativa e o que é necessário para torná-la bem-sucedida. Portanto, podemos pensar que essa análise pode ajudar uma empresa a adequar os seus recursos ao ambiente competitivo do mercado.

As empresas ou indivíduos que usam a metodologia SWOT podem perceber melhor as suas qualidades e perspectivas positivas, bem como os seus problemas existentes e potenciais. Com essas informações, elas podem desenvolver planos de negócios ou metas pessoais para capitalizar os pontos positivos e resolver as deficiências.

Uma análise SWOT pode ser usada para avaliar e considerar uma série de metas e planos de ação, como por exemplo:

  • A criação e desenvolvimento de produtos ou serviços empresariais;
  • Tomar decisões de contratação, promoção ou outras de recursos humanos;
  • Avaliar e melhorar as oportunidades e o desempenho do serviço ao cliente;
  • Definição de estratégias de negócios para melhorar a competitividade ou o desempenho dos negócios;
  • Fazer investimentos em tecnologias, localizações geográficas ou mercados.

Esse modelo de análise pode ser aplicado aos mais diversos setores das empresas. Mas lembre-se de que as coisas estão mudando constantemente e você deve reavaliar sua estratégia, começando com uma nova análise SWOT a cada 6 a 12 meses.

No diagnóstico e planejamento estratégico da Moov, o primeiro passo do nosso processo é fazer uma análise total da sua empresa. Para isso, levantamos os objetivos gerais para saber exatamente onde podemos  ajudá-los a conquistar as suas metas. Nesse planejamento, são realizadas análises da concorrência, uma análise SWOT, entre outros levantamentos.

Para saber mais sobre como a análise SWOT pode mudar seu planejamento estratégico, entre em contato conosco.

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