Uma Valuation é um processo fundamental para estimar o preço justo de uma empresa, otimizar a gestão e tomar decisões estratégicas para os negócios. Porém, para criar mais valor e garantir bons resultados, essa avaliação deve ser feita da maneira mais consistente e profissional possível.
Uma Valuation pode ser realizada de diferentes formas, considerando as expectativas e os objetivos de cada negócio. Esse processo utiliza métodos confiáveis e serve de base para o desenvolvimento de novas estratégias. Cabe a você encontrar aquele que atende melhor às necessidades da sua empresa.
Você já sabe como calcular o valor real de sua empresa? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre Valuation, para que você seja capaz de negociar com muito mais segurança e economizar tempo e dinheiro.
Mas, afinal, o que é o Valuation?
O processo de avaliação de empresas, conhecido como Valuation ou Business Valuation, tem por objetivo definir o valor real de um negócio, para garantir a melhor negociação possível, seja de venda ou compra. Para isso, é preciso considerar alguns fatores que vão além de uma análise do faturamento da empresa.
O Valuation utiliza um valor quantitativo para estimar o valor de uma empresa de forma detalhada e sistematizada. Essa avaliação serve como uma referência sólida da situação atual das empresas, o que é fundamental para negociar com credores, captar recursos financeiros, fazer a reestruturação do patrimônio ou planejar a sucessão dos gestores.
Porém, essa metodologia diz respeito a estimativas futuras. Por isso, em decorrência de um acontecimento fora do esperado, os resultados observados no futuro podem ser divergentes daqueles previamente esperado pelos cálculos feitos no presente. Em função disso, podemos pensar que o Valuation envolve também fatores subjetivos, que variam de acordo com as premissas e métodos utilizados.
De qualquer modo, com um bom Valuation, a margem de segurança na avaliação de uma empresa é muito maior. Isso porque, caso ocorra algo de errado com aquela empresa no futuro, os acionistas ou investidores estarão naturalmente mais protegidos do que aqueles que compraram ativos por preços caros, em decorrência da falta de uma boa avaliação.
Conheça as metodologias usadas no Valuation
Como podemos perceber, o Valuation é um processo complexo, que leva em conta tanto uma análise quantitativa quanto qualitativa das empresas. Além disso, essa avaliação envolve certa dose de subjetividade, pois é influenciada pelos objetivos traçados em conjunto pelo avaliador e pelo empresário. Portanto, é preciso entender claramente como funcionam as metodologias utilizadas durante o processo e contar com a ajuda de um profissional especializado, capaz de trazer mais segurança e reduzir riscos na avaliação.
Muitas técnicas de Valuation podem ser utilizadas para fazer conjecturas a respeito do valor de uma empresa. A mais conhecida entre elas o Fluxo de Caixa Descontado (FDC). No entanto, outras metodologias também são bastante utilizadas, como Múltiplos de Mercado, Valuation Contábil, Valuation de Liquidação, entre outras.
Fluxo de Caixa Descontado
O fluxo de caixa das empresas está sujeito a variações, e a tendência é que ele apresente resultados decrescentes ao longo do tempo. Para amenizar isso, o Fluxo de Caixa Descontado permite aos analistas calcular os riscos aos quais as empresas estão sujeitas no médio prazo, com base em diferentes cenários.
No FDC, é possível calcular e trazer todos os fluxos de caixa futuros para o valor presente. Para isso, é preciso considerar a taxa de desconto para corrigir o superávit de maneira proporcional ao longo dos anos.
A taxa de desconto pode ser entendida como a taxa de juros usada para calcular o valor presente dos fluxos de caixa futuros de um projeto ou investimento, ou seja, para fazer uma análise de fluxo de caixa descontado (FCD). Esse cálculo ajuda a determinar se os fluxos de caixa futuros valerão mais do que o dispêndio de capital necessário para financiar o projeto ou investimento no presente.
Esse cálculo é importante porque só faz sentido para uma empresa prosseguir com um novo projeto se as suas receitas esperadas forem maiores do que os seus custos esperados.
Múltiplos de Mercado
Essa metodologia permite uma avaliação a partir da comparação relativa de indicadores de empresas que atuam em determinado setor.
Entre os valores referenciais mais usados, geralmente está o Ebitda (Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization), também chamado Lajida, que expressa o lucro da empresa antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.
Apesar de ser uma metodologia bastante usada, a metodologia do valuation de múltiplos de mercado pode apresentar alguns problemas, pois é difícil encontrar empresas que atuem no mesmo setor e possuam um modelo de negócio idêntico.
Portanto, ao usar esse modelo, algumas especificidades devem ser desconsideradas. Além disso, o modelo não analisa o momento atual da empresa, mas o período como um todo.
Valuation Contábil
Nesse método de avaliação, é considerada unicamente a contabilidade da empresa, ou seja, o seu patrimônio líquido.
Porém, mesmo que haja descontos referentes à depreciação e amortização do período, essa metodologia costuma ser insuficiente para estabelecer o valor real de uma empresa. Isso porque ele desconsidera os bens intangíveis de uma empresa, incluindo a marca, patentes, franquias, entre outros.
Valuation de Liquidação
Esse método consiste basicamente em somar todos os ativos e subtrair os passivos. Ele é muito usado para avaliar situações em que as empresas estão prestes a ser fechadas, por isso o termo liquidação.
Outra variável considerada nessa metodologia é o tempo. Nesse caso, os analistas buscam estimar um prazo curto para calcular por quanto tempo os proprietários podem vender o que sobrou do patrimônio.
A importância de fazer uma auditoria completa durante a avaliação
Cabe ainda observar que a grande maioria das empresas brasileiras possui algum tipo de problema ou pendência, como débitos tributários, passivos trabalhistas, entre outros. Em função disso, é importante fazer um levantamento dessas questões para comprovar a veracidade de todas as informações apresentadas na avaliação – processo conhecido como due diligence.
A Due Diligence pode ser entendida como um sinônimo de auditoria, mas não se limita a isso. Esse processo envolve a análise detalhada de diversos aspectos das empresas, como a sua área de atividade, as perspectivas de crescimento, o estado de seus ativos financeiros, entre outros fatores.
Esse método exige uma espécie de auditoria, pois envolve investigar e diagnosticar a gestão financeira, contábil, fiscal, trabalhista, previdenciária, ambiental, jurídica, imobiliária e até mesmo tecnológica da empresa. Quanto maior a quantidade de informações colhidas, mais preciso é o resultado do estudo realizado.
Com essas informações detalhadas, a due diligence fornece maior poder de negociação para ambas as partes durante a compra ou venda de um negócio. Por exemplo, se a empresa tiver problemas pendentes no caso de aquisição, o comprador pode usar isso como argumento para negociar um preço melhor.
Também é importante considerar que as dívidas devem ser negociadas no momento da aquisição, e não depois. Portanto, o profissional de finanças deve verificar se a empresa possui dívidas e qual o valor delas. Além disso, é importante tirar certidões negativas do FGTS, INSS, Receita Federal, estadual, entre outras.
A MOOV está apta a cuidar de todo o processo de valuation para sua empresa, fazendo a avaliação da maneira mais consistente e profissional possível, de modo a gerar mais valor e garantir melhores resultados.
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