Group 85
agosto_1barra2

A importância de um bom desenvolvimento conceitual dos produtos e serviços

Muitas vezes, o valor de um produto ou serviço não está exatamente em sua funcionalidade em si, mas no conceito que ele envolve. Até porque de nada adianta uma empresa ter uma solução de altíssima qualidade, se ela não souber demonstrar os seus diferenciais competitivos para o seu público.  

Mais do que diagnosticar o valor do produto ou serviço em si, o importante talvez seja extrair todo o potencial da ideia por trás dele, estudando o propósito do negócio e valorizando o conceito que ele envolve. Desse modo, é possível agregar muito mais valor a qualquer tipo de negócio, independentemente se ele envolve a produção de um anzol de pesca ou de um carro de corrida. 

Neste artigo, vamos explicar os estágios de desenvolvimento de conceitos e como eles podem contribuir para dar vida a ideias de produtos e serviços de sucesso. Desse modo, você poderá economizar tempo e esforço no desenvolvimento de seus novos projetos e agregar muito mais valor a eles antes mesmo que sejam lançados no mercado. 

O que é o desenvolvimento de conceito de um produto ou serviço? 

O desenvolvimento de conceito ajuda você a avaliar as reações de seus clientes ao seu produto ou serviço antes do lançamento do mesmo. Essa é uma maneira estruturada de desenvolver uma ideia, ver se os clientes gostam dela e verificar se o mercado de clientes está realmente disposto a comprá-la.  

Portanto, o processo de desenvolvimento de conceito ajuda você a se concentrar em boas ideias de produtos e serviços para não perder tempo e esforço com ideias ruins. Ele inclui: 

1. Brainstorming para criar um conjunto de conceitos de produtos ou serviços em potencial. 

2. Realização de pesquisa de clientes para atingir o seu cliente ideal. 

3. Estimativa do potencial de mercado para o conceito de seu produto ou serviço. 

4. Criação de um protótipo para o seu produto. 

5. Elaboração de uma estratégia de marketing. 

O processo de desenvolvimento do conceito irá ajudá-lo a provar a viabilidade de mercado do seu produto. Como parte do processo, você usará pesquisas de clientes para ajudá-lo a entender os melhores recursos do produto e os que precisam ser aprimorados. Você também pode descobrir quanto os clientes vão pagar pelo seu produto ou testar novos conceitos. 

Ao longo do processo de desenvolvimento do conceito, você deve procurar criar uma ideia que resolva um problema para o seu cliente ideal. Essa ideia se tornará um produto ou serviço que você vende para o seu público-alvo. 

Ajudando-o a desenvolver a sua próxima ideia 

Muita gente acha que uma ideia surge de repente, resultando de uma inspiração individual e espontânea. Porém, a concepção de uma ideia não precisa ser assim. Na verdade, ela pode resultar de um esforço planejado e coletivo, apoiado por técnicas de brainstorming e pesquisas de mercado. 

Tudo começa com um brainstorming envolvendo a equipe para gerar uma ideia. Mas tem que ser uma boa ideia, que consiga resolver um problema do cliente. Embora o método popular estimula a criação de muitas ideias, mesmo que apenas uma ou duas sejam testadas como um conceito viável. 

Existem muitas técnicas de brainstorming, desde mapas mentais e storyboards, até fazer com que todos escrevam as suas ideias em 10 minutos ou menos. Esse tipo de brainstorming pode ser feito pessoalmente ou em uma ferramenta de comunicação online. O objetivo é obter o maior número de ideias possível. 

O segredo é ser inclusivo e incorporar múltiplas perspectivas e opiniões. No brainstorming, é comum que os extrovertidos liderem o grupo se as ideias forem faladas em grupo. No entanto, esse método não funciona bem para os introvertidos, que podem precisar de tempo extra para considerar e comunicar os seus pensamentos. 

O brainstorming de uma ideia é o primeiro passo no seu processo de desenvolvimento de conceito. Você usará as informações coletadas nessa etapa como parte de seu processo de desenvolvimento de novos produtos. Mas primeiro você precisa descobrir mais sobre os seus clientes ideais. 

Pesquisa de público-alvo para entender o seu cliente ideal 

O seu produto ou serviço deve resolver os problemas dos seus clientes. Mas você sabe quem são esses clientes e quais desafios eles têm? Sem as respostas para essas perguntas, será mais difícil alcançar bons resultados. 

A pesquisa de público-alvo é um processo para descobrir quem é o seu cliente ideal, quais são os seus problemas e quanto eles deverão pagar pela sua solução. A criação de buyer personas de comprador, ou perfis fictícios de desafios e oportunidades do cliente, é um recurso fundamental para visualizar quem é o seu cliente ideal e o que ele quer e precisa. 

Uma maneira de entender os desafios do cliente é investigar quais são as tendências em seu setor, fazendo pesquisas com a sua base de clientes existente ou em redes sociais. O feedback dessas pessoas pode ajudá-lo a entender as necessidades delas e quais são os produtos e serviços de que precisam.  

Depois de ter um conceito para investigar, você pode lançar uma pesquisa para seus clientes existentes e grupos de clientes semelhantes que inclua perguntas como: 

* Nosso novo produto ou serviço interessa a você? 

* Qual característica dele você mais gosta – ou reprova? 

* Como o nosso produto ou serviço se compara com aqueles de marcas semelhantes? 

* Quanto você pagaria pelo produto / serviço? 

* Qual característica você mudaria? 

* Você compraria o nosso produto / serviço para os membros de sua família? 

As redes sociais são um ótimo canal de comunicação para obter respostas sinceras dos clientes. Nesses canais, os clientes declaram exatamente quem está resolvendo os seus problemas e quais lacunas de produtos ou serviços ainda existem. 

Os resultados dessas pesquisas podem ser divididos por idade, preferência de gênero e outras métricas que fornecem informações detalhadas sobre o comportamento do cliente. 

A importância de analisar o mercado 

A análise das ações da concorrência ajuda você a avaliar os diferenciais do seu produto ou serviço e a encontrar novas oportunidades de mercado. Quem são seus maiores concorrentes? Esse é o próximo passo no desenvolvimento do conceito. Uma análise competitiva ajudará você a entender com quais empresas você compete e quais estratégias de marketing elas usam. 

Essa análise ajudará você a entender como a sua empresa e seus concorrentes diferem. Essas diferenças tornam o seu produto ou serviço único. Se os clientes estão dispostos a comprá-los em função, você tem uma vantagem competitiva importante. 

A sua análise competitiva poderá ajudá-lo a encontrar lacunas no mercado. Elas envolvem problemas de clientes que existem, mas ainda não estão resolvidos. Os conceitos de sua sessão de brainstorming podem preencher essas lacunas e resultar em uma nova solução. 

Você também pode aproveitar as tendências do mercado. Muitos fatores diferentes podem afetar esse mercado, como o surgimento de novas necessidades por conta de uma pandemia, mudanças nas condições climáticas, ou o desenvolvimento de novas tecnologias. Portanto, fique sempre muito atento em relação às novas tendências. 

Possíveis variáveis das características do produto ou serviço  

Em seu processo de desenvolvimento de conceito, você também avaliará os recursos do produto, usando como critérios oito variáveis possíveis de suas funcionalidades. Essas variáveis detalham como o produto atende às necessidades do cliente, ajudando você a desenvolver e comercializar melhor o seu produto. 

Essas variáveis incluem fatores como: 

* Conveniência: Quanto mais conveniente for um produto, maior a probabilidade de o cliente comprá-lo.Quão fácil é para o consumidor encontrar informações sobre o seu produto? Quanto esforço é necessário para comprá-lo? Ele requer instalação ou manutenção?  

* Usabilidade. A usabilidade afeta o quanto os clientes aceitam o seu produto ou serviço. Ele é amigável ao cliente? Quanta satisfação (ou frustração) eles obtêm ao usá-lo? Eles podem resolver facilmente o seu problema inicial com ele?  

* Qualidade. Refere-se ao quanto um produto ou serviço é melhor comparado a outro. Pode ser em termos de quanto tempo dura, os materiais que o compõem, a sua confiabilidade ou segurança em comparação com um concorrente. 

* Funcionalidade. Os clientes precisam que eles funcionem conforme o esperado para resolver os seus problemas. O seu produto ou serviço faz o que deve fazer? Eles têm um bom desempenho? Conseguem satisfazer as necessidades dos clientes?  

* Preço. O preço é uma das partes principais do mix de marketing. O seu produto ou serviço tem um valor competitivo? Quais descontos ou bônus estão incluídos? Extras como frete grátis ou descontos para compras em grandes quantidades afetam o preço. 

* Valor. Qual valor o consumidor obtém do seu produto ou serviço? Ele é maior do que o preço que eles pagaram? Cada vez mais, os clientes procuram marcas que ofereçam mais valor do que apenas preços acessíveis. 

* Experiência. Qual é a experiência do cliente ao longo da vida do produto? Eles continuarão a apreciá-lo e a fazer compras adicionais? 

Prototipagem para testar as suas ideias no mercado 

Depois de decidir quais conceitos você deseja seguir, você pode criar um protótipo para testar a eficiência de seu produto ou serviço e verificar a sua aceitação no mercado. Um protótipo testará e validará a sua ideia, geralmente de forma rápida e barata. Essa é uma parte valiosa do processo de desenvolvimento do seu produto, pois permite que as pessoas vejam, usem, toquem e sintam o produto em vez de apenas imaginá-lo. 

Os protótipos são formas tangíveis de sua ideia, que podem ajudá-lo a testar e validar a sua concepção do seu produto ou serviço, geralmente de forma rápida e barata.  

Nos estágios iniciais, você só precisa de um protótipo aproximado para coletar informações de sua equipe e clientes em potencial. O protótipo desafiará as suas ideias originais e testará suas suposições. 

Para isso, você pode fazer uma maquete real do produto ou utilizar simplesmente designs visuais e outras imagens dele. Você pode usar esse protótipo para fazer pesquisas em busca de informações adicionais dos clientes sobre como é possível melhorar o produto / serviço. A prototipagem pode envolver várias rodadas antes que um protótipo final esteja pronto para os clientes avaliarem.  

Exemplo de uma metodologia de negócios eficiente 

A Moov é uma assessoria de negócios totalmente focada no sucesso de seus parceiros de negócios. Nós acompanhamos de perto os resultados do seu empreendimento em todas as suas fases, desde o planejamento até a execução e a verificação de resultados. O objetivo é garantir que tudo corra bem e haja retorno do investimento. 

Para garantir os resultados, nós fazemos um diagnóstico do seu projeto para verificar a sua viabilidade econômica, a partir de uma pesquisa de mercado. Mais do que diagnosticar o valor do produto em si, buscamos extrair todo o potencial da sua ideia, estudando o propósito do negócio e valorizando o conceito do produto/serviço.  

O nosso diferencial é que nós vendemos o conceito, e não o produto. Desse modo, agregamos muito mais valor ao negócio dos clientes. Essa abordagem vale tanto para a venda de um saquinho de pipoca quanto para a construção e comercialização de um shopping Center. 

A seguir, mostramos passo a passo como funciona a nossa metodologia para agregar valor para os produtos ou serviços de nossos clientes. 

1° passo: Diagnóstico do produto. Fase na qual o produto do cliente é analisado, estudando a viabilidade dele. 

2º passo: Pesquisa/análise do mercado/produto/serviço. Nessa fase, é realizado um estudo para verificar a viabilidade e as possibilidades de sucesso do produto no mercado. 

3º passo: Desenvolvimento de propostas conceituais do produto/serviço. 

4º passo. Etapa na qual é estudada a viabilidade econômica do projeto, considerando fatores como os custos, o tempo de retorno, as estimativas de lucro, etc. 

5º passo: Desenvolvimento do produto/serviço. Etapa de contratação e gerenciamento dos serviços terceirizados. 

6º passo: Desenvolvimento da parte comercial do produto. Envolve desde a comercialização do negócio, as campanhas publicitárias, entre outras ações. 

7º passo: Fase de entrega final do produto ou serviço e administração do negócio. Garante a viabilização do negócio no mercado, a partir de um gerenciamento previamente estabelecido e do acompanhamento dos resultados. 

Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse aqui

Compartilhe nas suas redes sociais:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook

Cuidamos da sua área
de vendas para você.

Agora, você tem tempo para inovar
e ampliar os seus negócios.

Cuidamos da sua área
de vendas para você.

Agora, você tem tempo para inovar
e ampliar os seus negócios.
Group 1104

Sobre a moov.

Focados no sucesso de nossos parceiros
de negócios e com o objetivo de acompanha-los
na jornada de crescimento de forma assertiva
e acelerada. Com mais de 10 anos de atuação
a moov. tem orgulho de ser uma empresa referência
no seu segmento em todo território nacional.

Páginas

Início
Blog
Contato

Contato

Av. Paulista 2064, 14° andar, Bela Vista, CEP: 01310-200
contato@bemoov.com.br
(11) 2844-4528

Redes Sociais

Group 1104

Sobre a moov.

Focados no sucesso de nossos parceiros de negócios e com o
objetivo de acompanha-los na jornada de crescimento de forma
assertiva e acelerada. Com mais de 10 anos de atuação a moov.
tem orgulho de ser uma empresa referência no seu segmento em
todo território nacional.

Contato

Av. Paulista 2064, 14° andar, Bela Vista, CEP: 01310-200
contato@bemoov.com.br
(11) 2844-4528

Redes Sociais

© 2022 moov. All rights reserved.