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Como é definido o valuation de uma empresa?

Muita gente tem dúvida sobre qual é o melhor método para definir o valor de uma empresa. E essa é uma pergunta difícil de responder, pois existem várias técnicas e caminhos para isso, com possibilidades de resultados diversos, já que não há uma forma definitiva e única de cálculo.

Ainda assim, existem alguns métodos e padrões confiáveis que são utilizados por investidores e empreendedores experientes no cálculo do valor das empresas, assim como pelos gestores no desenvolvimento de novas estratégias para as suas empresas. Porém, uma boa avaliação exige a definição de atributos técnicos e um conhecimento amplo do mercado.

Neste artigo, vamos abordar como é definido o valuation de uma empresa e explicar quais são os diversos métodos que podem ser utilizados nesse cálculo.

Definição de valuation no âmbito do capital de risco

Algumas pessoas usam o conceito de Valuation como sinônimo para o processo de cálculo do valor de uma empresa, enquanto outros o utilizam como sinônimo do valor do negócio em si. Mas a primeira coisa que você deve entender sobre esse cálculo é que ele é, antes de tudo, uma percepção de mercado, que está sujeita a algumas variações, dependendo de como ele é realizado.

Essa avaliação serve como uma referência sólida da situação atual das empresas, o que é fundamental para negociar com credores, captar recursos financeiros, fazer a reestruturação do patrimônio ou planejar a sucessão dos gestores.

O termo Valuation também é muito usado no âmbito do venture capital, ou seja, o capital de risco. Essa modalidade de investimento é focada em empresas de até médio porte que possuem alto potencial de crescimento, mas ainda são muito novas e apresentam um faturamento baixo.

Geralmente, a definição de valuation é baseada em dois fatores:

1- Potencial de geração de fluxo de caixa da empresa ao chegar na sua sustentabilidade;

2 – O valor da empresa no momento de liquidação do negócio.

De qualquer modo, em ambos os casos, geralmente são descontadas as taxas de risco inerentes ao sucesso do negócio. Considerando essas variáveis, cada investidor tem uma expectativa de retorno diferente, dependendo do risco do negócio e do tempo estimado para o retorno do investimento.

Portanto, é fundamental que você tenha métodos confiáveis para definir o valor da sua empresa, questionando se a estimativa feita por acionistas e gestores, considerando os seus riscos e oportunidades, é o mesmo valor percebido pelo mercado. Afinal, quem compra uma empresa é quem realmente vai definir o quanto ela vale.

Como fazer o valuation de uma empresa?

Muitas técnicas de Valuation podem ser utilizadas para fazer conjecturas a respeito do valor de uma empresa. Mas esse cálculo é feito principalmente de três formas:

* Pela Renda (Fluxo de Caixa Descontado): O valuation pode ser calculado trazendo para o valor presente o fluxo de caixa futuro das empresas (montante recebido menos o montante gasto). Essa metodologia considera as possíveis variações do fluxo de caixa ao longo do tempo, analisando os riscos aos quais as empresas estão sujeitas no médio prazo, com base em diferentes cenários.

Entre as etapas necessárias, estão: a) estimar o fluxo de caixa para os próximos períodos; b) definir a taxa de desconto, baseando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento, como a bolsa ou a poupança; c) trazer os resultados para o valor presente e somá-los.

A taxa de desconto pode ser entendida como a taxa de juros usada para calcular o valor presente dos fluxos de caixa futuros de um projeto ou investimento, ou seja, para fazer uma análise de fluxo de caixa descontado (FCD). Esse cálculo ajuda a determinar se os fluxos de caixa futuros valerão mais do que o dispêndio de capital necessário para financiar o projeto ou investimento no presente.

* Pelo Mercado (Múltiplos de Mercado ou Cotação): Todas as empresas de capital aberto tem valor conhecido pelo mercado, definido pela soma de valor das suas ações. O valuation de uma empresa pelo mercado permite uma avaliação a partir da comparação relativa  de indicadores de empresas que atuam em determinado setor.

Entre os valores referenciais mais usados, estão o lucro, lucro operacional, Ebitda, entre outros. O Ebitda (Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization), também chamado Lajida, expressa o lucro da empresa antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

Apesar de ser uma metodologia bastante usada, a metodologia do valuation de múltiplos de mercado pode apresentar alguns problemas, pois é difícil encontrar empresas que atuem no mesmo setor e possuam um modelo de negócio idêntico. Portanto, ao usar esse modelo, algumas especificidades devem ser desconsideradas.

De qualquer modo, ao se fazer essa metodologia, é importante definir o cociente entre o valor da empresa e o parâmetro escolhido é conhecido como “múltiplo”.  A lógica é que se uma empresa foi vendida por um múltiplo de “X”, outra empresa do mesmo segmento, com taxas de crescimento comparáveis, poderia, em tese, ser vendida por um múltiplo similar. Mas isso só é possível se as condições de mercado não tiverem mudado substancialmente.

* Pelos Ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil): Nesse método de avaliação, é considerada unicamente a contabilidade da empresa, ou seja, o seu patrimônio líquido. Essa metodologia geralmente é aplicada em empresas em dificuldade financeira. Isso porque, no caso de empresas em dificuldade, o valor calculado pelas duas metodologias anteriores é geralmente inferior ao seu patrimônio contábil ou ao seu valor de liquidação. Portanto, esse deverá ser o valor considerado nesses casos.

Esse método consiste basicamente em somar todos os ativos e subtrair os passivos. Ele é muito usado para avaliar situações em que as empresas estão prestes a ser fechadas – por isso é usado o termo “liquidação”.

Outra variável considerada nessa metodologia é o tempo. Nesse caso, os analistas buscam estimar um prazo curto para calcular por quanto tempo os proprietários podem vender o que sobrou do patrimônio.

Porém, mesmo que haja descontos referentes à depreciação e amortização do período, essa metodologia costuma ser insuficiente para estabelecer o valor real de uma empresa. Isso porque ele desconsidera os bens intangíveis de uma empresa, incluindo a marca, patentes, franquias, entre outros.

Cabe ainda observar que a grande maioria das empresas brasileiras possui algum tipo de problema ou pendência, como débitos tributários, passivos trabalhistas, entre outros. Em função disso, é importante fazer um levantamento dessas questões para comprovar a veracidade de todas as informações apresentadas na avaliação – processo conhecido como due diligence.

Esse método exige uma espécie de auditoria, pois envolve investigar e diagnosticar a gestão financeira, contábil, fiscal, trabalhista, previdenciária, ambiental, jurídica, imobiliária e até mesmo tecnológica da empresa. Quanto maior a quantidade de informações colhidas, mais preciso é o resultado do estudo realizado.

Empresas como a MOOV estão aptas a cuidar da valuation e de toda a área comercial de sua empresa, fazendo a avaliação da maneira mais consistente e profissional possível, de modo a gerar mais valor e garantir melhores resultados.

Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse aqui.

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