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Estratégias para fidelização de clientes

As estratégias para fidelização de clientes já existentes se mostram muito mais vantajosas para as empresas do que investir em atrair novos clientes. Especialistas calculam que conquistar novos clientes custa cerca de sete vezes mais do que manter aqueles já existentes.

Além disso, de acordo com pesquisa da Harvard Business School, aumentar a taxa de retenção de clientes em apenas 5% pode gerar aumentos de 25% a 95% nos lucros, dependendo do setor em que a empresa está inserida.

Portanto, o sucesso de sua empresa pode estar diretamente ligado à sua capacidade de fidelizar os seus clientes. Porém, para fidelizar os clientes, você precisa antes conhecer bem esse público, descobrir as dores e necessidades que enfrentam, e apresentar soluções para elas.

Neste artigo, vamos apresentar algumas estratégias para fidelização de clientes e dar dicas para implementá-las corretamente em sua empresa.

Da atração à fidelização: um longo caminho

Desde o momento da atração até a conversão e fidelização de um lead, existe um longo caminho para que o cliente passe por todas as etapas do funil de vendas. Para cada uma dessas etapas, é preciso desenvolver algumas estratégias, otimizando os recursos de sua empresa para alcançar os resultados esperados.

O índice de retenção tem a ver com uma relação de confiança mútua e contínua com o cliente depois que a venda é concluída. Para isso, é importante que o consumidor se sinta valorizado e assistido por meio de um relacionamento com excelência.

Porém, a fidelização dos clientes não depende apenas de técnicas de vendas ou persuasão, mas principalmente em função da qualidade do produto ou do serviço oferecido e do nível de satisfação que eles trazem. Nessa perspectiva, o foco deve ser não o produto ou serviço em si, mas como ele pode ajudar a resolver as dores e problemas do público-alvo. Portanto, conhecer bem o perfil do seu público é fundamental.

A fidelização de clientes pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Além de comprar mais, os clientes fiéis podem indicar novos clientes para ele. Essa propaganda espontânea boca a boca se mostra bastante poderosa, pois as pessoas tendem a confiar na indicação de seus amigos e parentes. E a internet só veio a ampliar esse efeito, uma vez que os depoimentos de clientes publicados online são vistos por um público muito maior, gerando um efeito cascata muito positivo.

Estratégias para a fidelização de clientes

1. Conheça profundamente o seu público

Procure definir quem é o seu público-alvo e entender quais são os valores que ele preza, bem como as dores, dúvidas, receios e os problemas que enfrenta no dia a dia. Desse modo, você poderá encontrar respostas para ajudar os seus clientes a solucionar as suas dores e desafios e terá mais recursos para fidelizá-los.

Além disso, crie processos para coletar o máximo de informações possíveis sobre os seus clientes — dados pessoais, familiares, datas comemorativas. Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil de criar um vínculo mais pessoal com essas pessoas e torná-las mais próximas de sua empresa. O objetivo é manter a sua marca constantemente na mente do cliente. Quanto mais positiva for a imagem que ela evoca, maiores serão as probabilidades de ele fazer negócios com a sua empresa novamente.

2. Capriche no atendimento

Por mais óbvia que essa estratégia possa parecer, muitas empresas ainda pecam nesse item – e o atendimento das empresas de telefonia é um exemplo emblemático disso.

Atenda os clientes como eles gostariam de ser atendidos. Uma ligação pós-venda, por exemplo, pode ajudar a garantir que eles ficaram satisfeitos com o seu produto ou serviço. Com esse procedimento, os clientes se sentirão valorizados, e ficarão muito mais propensos a fazer novos negócios com a sua empresa no futuro.

3. Tenha foco no valor oferecido, e não no produto

O mercado atualmente é extremamente competitivo, e não existe produto ou serviço bom o suficiente que não possa ser copiado. Nesse contexto, como a sua empresa pode se destacar da concorrência?

Para fidelizar os clientes, é preciso que eles não vejam o seu produto apenas como um produto. Tenha em mente que a sua empresa vende sobretudo uma ideia, um conceito. O que vai fazê-la se destacar dos concorrentes é o valor que está agregado ao seu produto ou serviço.

Uma empresa que faz isso bem é a Apple, que vende não apenas celulares, mas a sensação de exclusividade de seus produtos. A empresa procura mostrar aos seus clientes que eles pertencem a um grupo exclusivo de pessoas que usam os melhores dispositivos do mundo. Desse modo, os clientes fazem filas nas portas das suas lojas para adquirir os lançamentos de seus produtos.

4. Fique atento ao feedback pós-venda

Os clientes se sentem especiais quando percebem que as empresas se preocupam com eles e procuram dar assistência no pós-venda.

O contato com o cliente jamais pode acabar com a conclusão da venda. Esse contato pode ocorrer tanto para assegurar a satisfação dele com o produto ou serviço, quanto informá-lo sobre as novidades da empresa ou para desejar felicidades em seu aniversário.

Além disso, o feedback dos clientes -é fundamental para que as empresas possam aprimorar os seus produtos e serviços, aumentando assim as chances de fidelização.

Para melhorar o relacionamento e garantir a fidelização dos clientes, é importante contar com a ajuda de uma empresa especializada em vendas. Empresas como a Moov estão aptas a cuidar de toda a área comercial de sua empresa, da maneira mais consistente e profissional possível, de modo a gerar mais valor e garantir melhores resultados.

O nosso diferencial é que nós vendemos o conceito, e não o produto. Desse modo, agregamos muito mais valor ao negócio dos clientes. Essa abordagem vale tanto para a venda de um saquinho de pipoca ou para a construção de um shopping Center.

Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse aqui.

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