O planejamento estratégico é uma ferramenta poderosa, que permite ao gestor ter uma visão completa e abrangente sobre o seu negócio. Ele possibilita mobilizar todos os esforços de sua equipe para alinhar metas e objetivos, aumentar a produtividade e alcançar resultados.
Um planejamento estratégico bem elaborado pode desempenhar um papel fundamental no crescimento das empresas, independentemente do seu porte ou da sua área de atuação. Afinal, ele informa à sua equipe a melhor forma de responder aos desafios e oportunidades.
Mas você sabe como desenvolver um planejamento estratégico eficiente? Neste artigo, vamos explicar como funciona o planejamento estratégico, quais são os seus principais benefícios, e como essa ferramenta pode contribuir para alcançar melhores resultados para a sua empresa.
O que é planejamento estratégico e por que ele é tão importante?
O planejamento estratégico é o processo pelo qual as empresas tomam decisões sobre quais ações vão tomar e onde vão alocar os seus recursos no futuro. Ele envolve desde a definição de metas, até a criação de um plano de ação e a previsão do orçamento necessário para alcançá-las.
Essa ferramenta possibilita que as empresas decidam hoje o que querem ser no futuro, e projeta como podem chegar lá. O objetivo é analisar a situação do negócio, avaliando onde ele está e para onde deve ir, e estabelecer um plano para alcançar os seus objetivos. Além disso, ela gera novas ideias capazes de fornecer insights para que as empresas possam projetar o seu futuro.
Geralmente, esse planejamento é anual e inicia em meados de outubro, para que possa ser executado no início do ano seguinte. Mas esse processo não se limita apenas em definir ações e prazos e estabelecer um cronograma. Ele envolve uma série de escolhas, seja dos objetivos, da persona, até prever o que será feito caso algo saia do cenário previsto. Essa abordagem permite a criação de um documento formal que amadurece a visão e define as metas da empresa.
Além disso, para se ter uma panorama mais abrangente sobre a situação de sua empresa e do cenário em que ela está inserida, é preciso conhecer claramente alguns aspectos importantes, como a missão da empresa, a sua visão, os seus objetivos, as suas metas e os seus planos de ação. Muitas vezes, a missão e a visão permanecem as mesmas durante um longo tempo, mas as suas metas e objetivos devem ser revisados e atualizados a cada ano.
Portanto, o planejamento estratégico pode ter uma influência imediata e decisiva em sua empresa. Até porque esse tipo de planejamento define não apenas quais caminhos as empresas devem seguir, mas também quais elas devem evitar.
Benefícios do planejamento estratégico
O planejamento estratégico é benéfico tanto para os gestores das empresas quanto para os seus colaboradores. Ela possibilita que todos tenham uma ideia clara das metas e objetivos que devem alcançar e quais são os caminhos para alcançá-los, o que contribui para o aumento na produtividade e para o sucesso do seu negócio. Com um plano de ação bem elaborado, todos ficam sabendo o que precisam produzir, quando e como devem fazê-lo e quanto tempo esse processo pode levar.
A seguir, você encontrará uma lista dos principais benefícios desse processo:`
* Alinhar a visão dos colaboradores sobre as metas e objetivos: Além de ser uma estratégia que atinge todos os colaboradores, o planejamento estratégico também cria uma visão de futuro que permite alinhar os objetivos em toda a empresa. Com esse documento, os colaboradores têm uma visão mais clara sobre a visão e os objetivos da sua empresa, bem como de como eles podem ajudar a alcançá-los. Isso ajuda a criar um senso maior de responsabilidade entre a equipe e contribui para aumentar a produtividade. Desse modo, todos podem agir com uma estratégia mais focada nos objetivos centrais.
* Aumentar a produtividade: Por meio do planejamento estratégico, as empresas podem antecipar determinados cenários desfavoráveis antes que ocorram e tomar as precauções necessárias para evitá-los. Desse modo, elas podem aumentar a produtividade e estar sempre um passo à frente da concorrência. Por outro lado, sem um planejamento, todos são pegos de surpresa, as ações levam mais tempo para acontecer e fica difícil prever quanto tempo cada uma vai levar.
* Facilitar o acompanhamento das metas traçadas: Com estratégias bem elaboradas, o gestor tem muito mais facilidade para acompanhar o progresso das metas e planos da empresa. Para isso, ele deve acompanhar e analisar os principais indicadores de desempenho (KPIs) traçados para as equipes das diversas áreas. Isso permite avaliar passo a passo o desempenho dos colaboradores de toda a empresa e verificar o seu alinhamento com os objetivos traçados.
* Fazer uma boa avaliação do ambiente corporativo: A avaliação de ambiente possibilita coletar informações sobre o cenário do mercado para entender melhor a situação atual da empresa, tanto em relação a aspectos internos ou externos .
Para conhecer o cenário em que está inserido e a oportunidade que deseja explorar, é preciso se dedicar a muita pesquisa. Você precisa conhecer bem a concorrência, descobrir quais são as tendências do mercado, conhecer as novas tecnologias, os hábitos e anseios de seu público, entre outros fatores.
O planejamento estratégico irá revelar os segmentos de clientes, as condições de mercado e as ofertas de produtos e serviços que atendem aos melhores interesses de sua empresa em longo prazo.
Como elaborar um planejamento estratégico bem-sucedido
Um planejamento estratégico bem-sucedido envolve um esforço de toda a equipe, tanto dos gestores quanto dos colaboradores. Quanto mais você engajar as equipes de todas as áreas, melhor todos entenderão a estratégia que você deseja para o seu negócio. Isso envolve tanto as metas esperadas quanto as ações práticas que devem ser realizadas por cada um dos envolvidos.
Para conhecer a realidade de sua empresa e planejar o seu futuro, você precisa inicialmente fazer três perguntas básicas:
1) onde a sua empresa está?;
2) onde quer chegar?;
3) como vou chegar até lá?
Uma vez que consiga situar bem o seu posicionamento atual, você será capaz de desenvolver uma boa estratégia para alcançar os seus objetivos futuros. Para isso, é preciso criar uma cultura organizacional forte, com regras e valores bem definidos, capazes de alinhar as forças de toda a sua equipe e promover a participação e o engajamento.
Além disso, é preciso ter em mente de modo bem claro algumas questões fundamentais:
a) a missão da empresa, ou seja, a sua razão de existir, o que se propõe a fazer e para quem;
b) a visão, aspirações e o que pretende atingir no futuro (onde ela quer chegar);
c) os valores e princípios que orientam o seu comportamento;
d) os objetivos e metas que ela pretende alcançar.
Tendo isso bem definido, você estará pronto para fazer o planejamento propriamente dito. Esse processo envolve quatro etapas fundamentais:
1) avaliação de ambiente;
2) elaboração da estratégia;
3) desenvolvimento do plano de execução;
4) envolvimento das pessoas.
Etapas do planejamento estratégico
1. Escolha metas e objetivos
Você deve escolher claramente objetivos que traduzam a visão da empresa, ou seja, onde ela deseja estar no futuro. Com base nesses objetivos, você poderá estabelecer metas a serem atingidas e adotar ferramentas para controlar os resultados. Mas procure sempre traçar metas viáveis, para evitar que a sua equipe fique frustrada tentando alcançar algo além das suas capacidades.
As metas indicam o que é preciso ser feito para alcançar a visão de futuro e os objetivos traçados. Elas determinam o desempenho que a organização precisa ter, geralmente projetando patamares superiores aos níveis atuais. Por isso, elas devem ser projetadas para que possam ser realizadas dentro de prazos pré-estabelecidos e em valores quantificáveis, possíveis de ser atingidos, relevantes e temporais. Por exemplo: conseguir um determinado faturamento no próximo ano.
2. Elabore um plano de ação
Após fazer a avaliação do ambiente e escolher metas e objetivos, você deve elaborar um plano de ação para colocar esse planejamento em prática. O plano de ação faz um detalhamento da estratégia, e funciona como uma rota pré-estabelecida para alcançar aquela visão de futuro.
O plano de ação envolve a definição do que será feito para viabilizar as estratégias em curto e médio prazo. Ele deve informar para toda a equipe sobre quais são as ações pensadas para atingir o objetivo global. Cada departamento da empresa precisará definir quais medidas deverá adotar para contribuir para alcançar as metas e objetivos estabelecidos.
3. Fase de execução e monitoramento
Depois do plano de ação, seguem as etapas de execução e monitoramento da estratégia. Na fase de execução, é hora de colocar a mão na massa e concretizar tudo o que foi definido no planejamento. O monitoramento, por sua vez, implica em acompanhar o andamento de todos os processos, para garantir que a empresa está no caminho certo.
Para que essas etapas sejam realizadas com sucesso, é preciso reunir um máximo de informações sobre as tarefas que devem ser realizadas. Isso envolve desde dados mais gerais, como o que é a atividade e por que ela precisa ser realizada, até detalhes mais específicos, como o tempo de entrega, recursos disponíveis e a pessoa responsável por isso.
Depois de definir as etapas de execução, é preciso pensar como será feito o acompanhamento de cada etapa e também das metas estipuladas. Esse acompanhamento deve considerar:
* Foco na participação e no papel das equipes;
* Eficiência na aplicação dos esforços necessários para alcançar os objetivos esperados;
* Monitoramento contínuo do progresso na execução do plano;
* Análise do modelo organizacional que estabelece responsabilidades e competências.
Olhando para o plano de ação, você já pode estipular de que forma cada um desses itens será acompanhado e qual equipe fica responsável por reportar o andamento das atividades. Faça um acompanhamento regular dos resultados das ações realizadas e procure identificar falhas ou desvios. Desse modo, será possível corrigi-los antes de maiores prejuízos. Garantir que as ações propostas aconteçam conforme o esperado é fundamental para um planejamento estratégico bem-sucedido.
Mas lembre-se de que o planejamento estratégico também precisa ser flexível para se tornar realmente efetivo. Embora seja necessário ter metas e objetivos para o seu negócio, você também deve ser capaz de se adaptar às mudanças.
Como vimos, o planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para o bom desempenho das empresas. Porém, esse processe é bastante complexo, e portanto deve ser realizado com a assessoria de profissionais especializados.
A Moov é uma assessoria de negócios que atende empresas de diferentes segmentos no mercado, trabalhamos a performance dos departamentos comerciais proporcionando resultados que superam todas as expectativas, gerando lucro, visibilidade e posicionamento consolidado de mercado para nossos parceiros. Planejamento Estratégico com objetivo bem definido em aumento de produtividade.
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco.